Levantamento dos temas TIC e EAD na biblioteca virtual Educ@

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas, Maceió
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas, Maceió

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Pesquisa Bibliográfica, Educ@.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que envolveu a exploração dos 36 periódicos que compõem o repositório Educ@ com vistas ao levantamento das publicações que enfocam os temas educação a distância – EAD – e tecnologias da informação e da comunicação – TIC. Excluídos três periódicos que se voltam exclusivamente para a divulgação de estudos relacionados aos temas desse levantamento, foram evidenciados 824 artigos. Os dados tabulados permitiram identificar uma mudança no foco dos estudos encontrados, que discutiam a informática educativa e passaram a investigar o uso/apropriação das TIC e a formação de professores para e por meio da EAD. A partir de 2008, a quantidade de artigos publicados por ano em cada periódico triplicou, sinalizando um aumento do interesse dos pesquisadores por investigações sobre os temas explorados.

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Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas, Maceió

Licenciado em Física (UFAL/2008), Mestre em Educação (UFAl/2010) e Doutorando em Educação (UFAL). Professor Assistente A da UFAL com experiência com ensino de Física na Educação Básica na Formação de Professores. Tem interesse em pesquisas relacionadas às Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação e à Educação a Distância

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas, Maceió

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Coordenador Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 2 Teses de Doutorado a ser defendida na Universidade Federal de Alagoas. Co-orientou uma Tese de Doutorado, defendida na Universidade Federal de Pernambuco. Orientou 34 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2015 orienta 5 Teses de Doutorado e 2 Dissertações de Mestrado em Educação na Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

Silva, I. P. da, & Mercado, L. P. L. (2015). Levantamento dos temas TIC e EAD na biblioteca virtual Educ@. Cadernos De Pesquisa, 45(158), 970–988. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3367

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