Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes.

Vitor Henrique Paro

Resumo


Derivado de investigação mais ampla sobre a estrutura da escola fundamental, este trabalho apresenta e discute resultados de pesquisa de cunho qualitativo, realizada em escola pública de ensino fundamental, analisando questões relacionadas ao trabalho docente, com destaque para a assistência pedagógica, para as condições objetivas de trabalho na escola e para a gestão do tempo na prática docente cotidiana. O artigo se ampara num conceito de educação como prática democrática, construtora de personalidades humano-históricas, para sugerir a necessidade de transformação na estrutura da escola atual, e traz conclusões a respeito da necessidade de se considerar o caráter peculiar e único do trabalho docente, no encaminhamento de soluções e iniciativas visando à efetiva realização de um ensino de qualidade.

Palavras-chave


Condições do Trabalho Docente; Ensino Fundamental; Escola Pública; Estrutura e Funcionamento da Escola

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Financiadores: