Crianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões

Autores

  • Marcos Cezar de Freitas Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Ana Paula Silva Universidade Federal de São Paulo – Unifesp –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Imigração, Educação Infantil, Crianças Bolivianas, Cuidados com a Criança

Resumo

Este artigo analisa aspectos contraditórios e tensos presenciados na pesquisa sobre a adaptação de crianças bolivianas à rede municipal de educação infantil da cidade de São Paulo. O centro da análise está na complexidade que permeia o relacionamento dessas crianças com suas professoras. Foram observadas de perto interações entre crianças bolivianas e não bolivianas e de todas com seus professores. O foco direcionou-se predominantemente ao relacionamento entre crianças e professores. O período de observação foi de dois anos e as informações, trabalhadas em caderno de campo. O registro etnográfico foi complementado com entrevistas abertas. A observação possibilitou coletar o sentido que a condição de estrangeiro adquire na educação infantil de São Paulo e a construção de estigmas associados à produção da diferença como desvantagem para a criança que chega.

 

 

 

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Biografia do Autor

Marcos Cezar de Freitas, Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Ana Paula Silva, Universidade Federal de São Paulo – Unifesp –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Educação e Saúde da Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp –, São Paulo, São Paulo, Brasil; professora da rede municipal de educação infantil de São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Freitas, M. C. de, & Silva, A. P. (2015). Crianças bolivianas na educação infantil de São Paulo: adaptação, vulnerabilidades e tensões. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 680–702. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3246

Edição

Seção

Artigos