Linhas pedagógicas para Educação Corporal

Autores

  • Luz Elena Gallo Universidad de Antioquia – UdeA –, Medellín, Colombia
  • Leidy Johana Martínez Universidad de Antioquia – UdeA –, Medellín, Colombia

Palavras-chave:

Deleuze, Gilles, Corpos, Afetividade, Educação.

Resumo

Este artigo tem como finalidade a criação de um plano de composição pedagógica da Educação Corporal, tendo como referência de análise o pensamento de Gilles Deleuze, filosofia que atualmente tem relevância para as pedagogias contemporâneas que se preocupam por ressignificar o lugar do corpo na educação. O estudo da filosofia de Gilles Deleuze, no marco pedagógico, realiza-se pelo método rizomático, a partir do qual se refletem conceitos de corpo e educação ligados ao acontecimento, às intensidades, à potência e à atividade criativa. Do encontro com a filosofia deleuziana se desprendem algumas linhas pedagógicas que dão vida ao pensamento de uma Educação Corporal dos afetos, ao devir e à criação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luz Elena Gallo, Universidad de Antioquia – UdeA –, Medellín, Colombia

Docente titular de la Universidad de Antioquia y miembro do Grupo de Investigación Estudios en Educación Corporal de la Universidad de Antioquia – UdeA –, Medellín,

Leidy Johana Martínez, Universidad de Antioquia – UdeA –, Medellín, Colombia

Docente de la Universidad de Antioquia; miembro del Grupo de Investigación Estudios en Educación Corporal de la Universidad de Antioquia – UdeA –, Medellín, Colombia

Referências

ARTAUD, Antonin. El arte y la muerte/otros escritos. Buenos Aires: Caja Negra, 2005.

ARCOS-PALMA, Ricardo. Foucault-Deleuze: pensar lo sensible: para una relectura con gafas para ciegos. In: CONGRESO COLOMBIANO DE FILOSOFÍA, 1. Bogotá: Sociedad Colombiana de Filosofía, 2006.

ALMEIDA, Felipe. Educação física, corpo e epistemologia: uma leitura com o filósofo José Nuno Gil. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 2, p. 329-344, maio/ago. 2012.

ALMEIDA, Felipe; BRACHT, Valter; VAZ, Alexandre. Classificações epistemológicas na educação física: redescrições... Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 241-263, out./dez. 2012.

BENZER, Ahmet. Teachers' opinions about the use of body language teachers' opinions about the use of body language. Education, v. 132 n. 3, p. 467-473, 2012.

BETTI, Mauro. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física, Maringá, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2007.

BIANCO, Giuseppe. Otimismo, pessimismo, criação: pedagogia do conceito e resistência. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1289-1308, set./dez. 2005.

BRACHT, Valter. Corpo, movimento, conhecimento, educação e educação física: uma exploração filosófica. 2012. 53f. Tese (Pós-doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, ano 19, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.

BULO VARGAS, Valentina. Cuerpo y diferencia en Gilles Deleuze. Daímon. Revista Internacional de Filosofia, n. 48, p. 55-63, 2009.

CARRINGTON, Suzanne. Service-learning within higher education: rhizomatic interconnections. Between university and the real world. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 36, n. 6, p. 1-14, 2011.

CASTRO, Julia. Régimen sensible corporizado. Las prácticas corporales reflexivas en Medellín desde 1980. Estudios Políticos, Medellín, n. 44, p. 89-111, enero-junio 2014.

CLARKE, Bryan; PARSONS, Jim. Becoming rhizome researchers. Reconceptualizing Educational Research Methodology, v. 4, n. 1, p.35-43, 2013.

COLEMAN, Rebecca; RINGROSE, Jessica. Deleuze and research methodologies. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2013.

CORAZZA, Sandra Mara. Método Valéry-Deleuze: um drama na comédia intelectual da educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 1009-1030, set./dez. 2012.

CUMMING, Tamara. Challenges of “thinking differently” with rhizoanalytic approaches: a reflexive account. International Journal of Research & Method in Education, v. 1 n. 12, 2014.

DELEUZE, Gilles. Diferencia y repetición. Buenos Aires: Amorrortu, 2009.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica de la sensación. Madrid: Arena Libros, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. ¿Qué es la filosofía? Barcelona: Anagrama, 1993.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Valencia: Pre-textos, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka, por una literatura menor. México: Ediciones Era, 1978.

DÍAZ, Esther (Ed.). Gilles Deleuze y la ciencia. Modulaciones epistemológicas II. Buenos Aires: Biblos, 2014.

EDDY, Martha. The practical application of body-mind centering[R] (BMC) in Dance Pedagogy. Journal of Dance Education, Philadelphia, v. 6 n. 3, p, 86-91, 2006.

ESCUDERO, María Carolina. Agente, subjetivación y educación corporal: reflexiones metodológicas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 547-558, jul./set. 2011.

FARINA, Cynthia. Arte, cuerpo y subjetividad. Estética de la formación y pedagogía de las afecciones. Tesis (Doctorado) – Universidad de Barcelona, Barcelona, 2005.

FARINA, Cynthia. El cuerpo como experiencia. Políticas de formación y mutación de lo sensible. Aisthesis, Santiago, n. 42, p. 11-19, 2007.

FARINA, Cynthia. Cuerpo y conocimiento. Cartas. Educación Física y Deporte, Medellín, v. 32, n. 1, p. 1319-1327, enero/junio 2013.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; PICH, Santiago. Ontologia pós-metafísica e o movimento humano como linguagem. Impulso, Piracicaba, v. 22, n. 53, p. 25-36, jan./abr. 2012.

GALLO, Luz E. Expresiones de lo sensible: lecturas en clave pedagógica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40 n. 1, p. 197-214. jan./mar. 2014.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 169-178, jul./dez. 2002.

GARCÍA, Carmen. El cuerpo-artista en tono estético de la educación corporal. Educación y Educadores, Bogotá, v. 16, n. 2, p. 329-342, mayo/ago. 2013.

GARRETT, Robyne; WRENCH, Alison. Society has taught us to judge: cultures of the body in teacher education. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, London, v. 40, n. 2, p. 111-126, 2012.

GAUTHIER, Jacques Zanidê. A questão da metáfora, da referência e do sentido em pesquisas qualitativas: o aporte da sociopoética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 127-142, jan./abr. 2004.

GIL, Karen. A prática pedagógica como obra de arte: Gadamer e a estética do professor artista. 2015.

Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de Espírito Santo, Vitória, 2015.

HONAN, Eillen. (Im)plausibilities: A rhizo-textual analysis of policy texts and teachers’ work. Educational Philosophy and Theory, v. 36, n. 3, p. 267-281, 2004.

HOPWOOD, Nick; PAULSON, Julia. Bodies in narratives of doctoral students' learning and experience. Studies in Higher Education, London, v. 37, n. 6, p. 667-681, 2012.

HUGHES-DECATUR, Hilary. Embodied literacies: learning to first acknowledge and then read the body in education. English Teaching: Practice and Critique, v. 10, n. 3, p. 72-89, 2011.

JONES, Stephanie. Literacies in the body. Journal of Adolescent & Adult Literacy, Charleston, South Carolina, v. 56, n. 7, p. 525-529, 2013.

KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, set./dez. 2005.

KIRK, David. Educational value and models-based practice in physical education. Educational Philosophy and Theory, v. 45, n. 9, p. 973-986, 2013.

LISPECTOR, Clarice. La pasión según G. H. Madrid: Siruela, 2013.

MALDONADO, Jorge. La pedagogía del concepto, de Deleuze. Filosofía UIS, Bucaramanga, Colombia, v. 8, n. 2, p. 33-44, 2009.

MARÍN, Sigifredo. Pensar desde el cuerpo tres filósofos artistas Spinoza, Nietzsche y Pessoa. México: Fondo Regional para la Cultura y las Artes del Noroeste, 2006.

MASNY, Diana (Ed.). Cartographies of becoming in education: a Deleuze-Guattari perspective. Rotterdam: Sense Publishers, 2013.

MASNY, Diana (Ed.). Multiple literacies theory: exploring futures. Policy Futures in Education, Oxford, v. 9, n. 4, p. 494-504, 2011.

MCMAHON, Jennifer; HUNTLY, Helen. The lived and living bodies of two health and physical education tertiary educators: how embodied consciousness highlighted the importance of their bodies in their teaching practice in HPE. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 38, n. 4, 2013.

MCMAHON, Jennifer; PENNEY, Dawn. Using narrative as a tool to locate and challenge pre service teacher bodies in health and physical education. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 38, n. 1, p. 115-133, 2013.

NAVARRO, Alberto. Introducción al pensamiento estético de Gilles Deleuze. Valencia: Tirant lo Blanch, 2001.

PARAISO, Marlucy Alves. Diferença no currículo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 140, p. 587-604, maio/ago. 2010.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; DA ESCÓSSIA, Liliana (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

PERRY, Mia; MEDINA, Carmen. Embodiment and performance in pedagogy research investigating the possibility of the body in curriculum experience. Journal of Curriculum Theorizing, v. 27, n. 3, p. 62-75, 2011.

PLANELLA, Jordi. Pedagogía y hermenéutica del cuerpo simbólico. Revista de Educación, Madrid, n. 336, p. 189-201, 2005.

PROBYN, Elspeth. Teaching bodies: affects in the classroom. Body & Society, London, v. 10, n. 10, p. 21-43, 2004.

SANDERS, Olaf. Deleuze’s Pedagogies as a theory of ‘Bildung’: becoming-pedagogue and the concept of a new school. Policy Futures in Education, Oxford, v. 9, n. 4, p. 454-464, 2011.

SCHÉRER, René. Aprender com Deleuze. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1183-1194, set./dez. 2005.

SHERBINE, Kortney. Cartographies of becoming in education. A Deleuze-Guattari perspective. Qualitative Research in Education, Barcelona, v. 3, n. 1, p. 119-122, 2014.

SEMETSKY, Inna. The folds of experience, or: constructing the pedagogy of values. Educational Philosophy and Theory, v. 42, n. 4, p. 476-488, 2010.

SEMETSKY, Inna. Deleuze, education and becoming. Rotterdam: Sense Publishers, 2006.

SEMETSKY, Inna. Living, learning, loving: constructing a new ethics of integration in education. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, v. 33, n. 1, p. 47-59, 2012.

SEMETSKY, Inna; LOVAT, Terence. Bringing Deleuze’s philosophy into discourse on values. Education and quality teaching: an Australian model. Policy Futures in Education, Oxford, v. 9, n. 4, p. 485-493, 2011.

SORDI, Regina Orgler. Proust-Deleuze: do aprendizado da vida ao aprendizado da arte. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 61, n. 3, p. 2-10, jan./dez. 2009.

TÉLLEZ, Magaldy. Educación, comunidad y libertad. Notas sobre el educar como experiencia ética y estética. Revista de Pedagogía, v. 25, n. 73, p. 243-260, 2004.

VARGAS, Cláudio P.; MOREIRA, Antonio Flavio B. A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 408-427, maio/ago. 2012.

VASCONCELLOS, Jorge. A filosofia e seus intercessores: Deleuze e a não-filosofia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1217-1227, set./dez. 2005.

WHITEHEAD, Margaret (Ed.). Physical literacy: throughout the Life course. London: Routledge, 2010.

Publicado

30-09-2015

Como Citar

Gallo, L. E., & Martínez, L. J. (2015). Linhas pedagógicas para Educação Corporal. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 612–629. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3215

Edição

Seção

Artigos