Desdobramentos da associação público-privado na administração do ensino técnico no Ceará

Autores

  • Dagmar M. L. Ribas Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Estudo de Caso, Ensino Técnico, Políticas Públicas, Administração da Educação

Resumo

O texto traz resultados de estudo de caso que focaliza escola técnica de nível médio administrada por Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - Oscip -, por meio de contrato de gestão estabelecido com o governo do Estado do Ceará. Os dados indicam que a associação "público-privado" focalizada afasta-se do criticado modelo de "quase-mercado", tal como implantado na área educacional na Inglaterra, uma vez que os mecanismos de mercado introduzidos revelam-se bastante diferentes do paradigma inglês. No caso estudado, o enfraquecimento da dimensão pública da escola passa por outra vertente, na qual a exigência de que a escola venda serviços para completar seu orçamento parece ter desdobramentos deletérios na dinâmica escolar, dos quais a alta taxa de evasão pode ser um indicador relevante.

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Biografia do Autor

Dagmar M. L. Ribas, Fundação Carlos Chagas

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Publicado

31-08-2008

Como Citar

Ribas, D. M. L. (2008). Desdobramentos da associação público-privado na administração do ensino técnico no Ceará. Cadernos De Pesquisa, 38(134), 459–478. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/314

Edição

Seção

Outros Temas