Educação e colonização no Brasil: as escolas étnicas alemãs

Autores

  • Ademir Valdir dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Imigração Alemã, Escola Comunitária, Práticas Educativas, Etnia

Resumo

Este artigo apresenta dados de pesquisa sobre a organização escolar e curricular de escolas primárias na colônia catarinense Hansa, fundada em 1897. Foi baseado na análise de documentos da Companhia Colonizadora Hamburguesa. Os resultados mostram peculiaridades como o ensino em alemão e o currículo focalizado no Cálculo e na aprendizagem da língua e cultura alemãs nas disciplinas de Leitura, Escrita, Poesia, Canto, Religião e Latim. Porém, havia matérias como Português e História, que abordavam questões brasileiras. Nos seus primeiros anos, as instituições mantiveram aspectos pedagógicos que as caracterizam como típicas expressões do fenômeno das escolas étnicas: as escolas alemãs [Deutsch Schulen]. Elas atenderam a necessidade de escola, embasadas por um conjunto de práticas educativas de cunho étnico que mesclaram aspectos culturais estrangeiros àqueles do contexto brasileiro. O uso da língua alemã constituiu um indicador étnico essencial. A compreensão dessas instituições escolares na história da educação brasileira é parametrizada pelas relações entre currículo e cultura, considerando a questão étnica como fator central na análise dos processos sociais.

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Publicado

31-08-2012

Como Citar

Santos, A. V. dos. (2012). Educação e colonização no Brasil: as escolas étnicas alemãs. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 538–561. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/31

Edição

Seção

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