Residência em políticas públicas: uma experiência inovadora de formação

Autores

  • Suylan de Almeida Midlej e Silva Universidade de Brasília – UnB
  • Graziela Dias Teixeira Universidade de Brasília – UnB
  • Sheila Cristina Tolentino Barbosa Universidade de Brasília - UnB
  • Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo Universidade de Brasília – UnB

Palavras-chave:

Ensino superior, Políticas Públicas, Estágio Supervisionado, Residência

Resumo

Este artigo aborda a experiência da Residência em Políticas Públicas – RPP – ofertada no curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília. A RPP abrange inovações metodológicas relevantes praticadas no âmbito do estágio supervisionado sob a forma de imersão acadêmica de pesquisa. Este artigo é fruto de pesquisa descritiva e avaliativa relativa à metodologia utilizada para o desenvolvimento da Residência e a seus resultados preliminares. Neste trabalho, foi investigada a percepção dos alunos e das organizações acolhedoras da primeira turma de RPP. No que se refere aos alunos, houve pleno alcance dos objetivos da Residência; no que se refere às organizações acolhedoras, constatou-se envolvimento satisfatório, ainda que tenham sido registradas dificuldades processuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suylan de Almeida Midlej e Silva, Universidade de Brasília – UnB

Professora adjunta do Departamento de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Graziela Dias Teixeira, Universidade de Brasília – UnB

 

Professora adjunta do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

 

Sheila Cristina Tolentino Barbosa, Universidade de Brasília - UnB

Professora adjunta do Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, Universidade de Brasília – UnB

Professora colaboradora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília – UnB –, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Referências

AGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BOULLOSA, Rosana de Freitas; BARRETO, Maria Leonesy da Silveira. A Residência Social como experiência de aprendizagem situada e significativa em cursos de gestão social e gestão pública. NAU – Revista Eletrônica da Residência Social do CIAGS/UFBA, Salvador, v. 1, n. 1, p. 181-202, jun./nov. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n. 1, de 13 de janeiro de 2014. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais em Administração Pública. Brasília: MEC, CNE, CES, 2014.

FÓRUM DE COORDENADORES E PROFESSORES DO CAMPO DE PÚBLICAS, 9., 2013, Brasília. Carta de Brasília. Brasília, 2013. Disponível em: <http://campodepublicas.files.wordpress.com/2013/04/carta-de-brasc3adlia-abril-de-2013-1.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2014.

GURGEL, Wildoberto Batista. Introdução às concepções, fundamentos e técnicas da avaliação por triangulação de métodos. In: SILVA, Maria Ozanira S. et al. Pesquisa avaliativa: aspectos teóricos-metodológicos. São Paulo: Veras, 2013.

LEJANO, Raul. Parâmetros para análise de políticas: fusão de texto e contexto. Campinas: Arte Escrita, 2012.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de et al. A documentação no cotidiano da intervenção dos assistentes sociais: algumas considerações acerca do diário de campo. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 93-104, jan./jun. 2007.

LIMA, Valéria Ferreira S. de Almada. Tendências da avaliação no âmbito das políticas públicas – desafios e perspectivas. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 1.; SEMINÁRIO DE MODELOS E EXPERIÊNCIAS DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS, 3., Recife, 10 e 11 de março de 2010. SEMEAP, 3. Recife: Universidade Federal do Recife/Arcus, 2010. p. 53-61. Disponível em: <http://www.arcus-ufpe.com/files/semeap10/semeap1003.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza et al. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

RODRIGUES, Lea Carvalho. Novas perspectivas metodológicas na avaliação de políticas públicas. Revista Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 117-119, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.wpmapp.oktiva.com.br/wp-aval/files/2009/11/Lea.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.

SCHOMMER, Paula Chies; FRANÇA FILHO, Genauto Carvalho de. A metodologia da residência social e a aprendizagem em comunidades de prática. In: FISCHER, Tania; ROESCH, Sylvia; MELO, Vanessa Paternostro (Org.). Gestão do desenvolvimento territorial e residência social: casos para ensino. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 63-82.

SHERMAN, M.; DUNCAN, M. P. Building partnerships with governments: the experience of the Lyndon B. Johnson School of Public Affairs. New Directions for Higher Education, v. 2000, n. 112, p. 37-47, 2000.

SILVA, Maria Ozanira da S. et al. Pesquisa avaliativa: aspectos teóricos-metodológicos. São Paulo: Veras, 2013.

SOARES, Amanda Nathale et al. O diário de campo utilizado como estratégia de ensino e instrumento de análise do trabalho da enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 13, n. 4, p. 665-70, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v13/n4/v13n4a10.htm>. Acesso em: 14 jul. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Resolução nº 02/2014 sobre Estágio Curricular Supervisionado (Residência Social). Juazeiro do Norte, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Gestão Pública e Social. 2010. Disponível em: <http://www.ufca.edu.br>. Acesso em: 13 maio 2015.

Downloads

Publicado

30-09-2015

Como Citar

Silva, S. de A. M. e, Teixeira, G. D., Barbosa, S. C. T., & Araújo, S. M. V. G. de. (2015). Residência em políticas públicas: uma experiência inovadora de formação. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 588–611. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3056

Edição

Seção

Artigos