Histórias sociais e singulares de inclusão/exclusão na aula de química

Autores

  • Maria de Fátima Cardoso Gomes Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Eduardo Fleury Mortimer Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

Sala de Aula, Estudante, Inclusão, Exclusão

Resumo

Este artigo discute a inclusão/exclusão de estudantes em salas de aula de química com base em histórias singulares. Essas histórias foram construídas mediante entrevistas, questionários sobre níveis socioeconômico e cultural dos alunos, observação de aulas e dos registros em vídeo de uma seqüência de ensino, em duas escolas de ensino médio de Belo Horizonte. Os dados de uma amostra de alunos são apresentados por meio de contrastes entre pares de estudantes, para evidenciar como foram construídos seus processos de inclusão/exclusão. Esses contrastes consideraram as trajetórias escolares dos alunos, seus pertencimentos étnicos, de classe social e de gênero, assim como, as interações e ações sociais entre alunos e professoras e entre eles mesmos, nos pequenos grupos. Por meio da análise de eventos e das seqüências discursivas pudemos evidenciar que os processos de inclusão/exclusão não estão dados, mas são construídos no dia-a-dia das salas de aulas e estão articulados com os pertencimentos socioculturais do estudantes e com suas trajetórias escolares. Além disso, a inclusão em sala de aula é feita pelo aprendizado, é necessário estabelecer uma relação com o saber que é sempre pessoal, singular e passa pela compreensão de uma linguagem específica e pela construção de oportunidades de ensino-aprendizagem para todos. Nessa construção identificamos como fundamental o papel das professoras, como mediadoras desse processo, seja orientando o trabalho nos pequenos grupos, seja propiciando metodologias diversificadas de ensino-aprendizagem de química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Eduardo Fleury Mortimer, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Downloads

Publicado

30-04-2008

Como Citar

Gomes, M. de F. C., & Mortimer, E. F. (2008). Histórias sociais e singulares de inclusão/exclusão na aula de química. Cadernos De Pesquisa, 38(133), 237–266. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/301

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)