Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica

Autores

  • Cláudio A. Dalbosco Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, e pesquisador produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasília, DF, Brasil

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, Epistemologia, Experiência

Resumo

O ensaio aborda a fragilidade teórica da pesquisa educacional brasileira, desdobrando a argumentação em três seções. Na primeira, baseando-se em Bernardete Gatti, o texto alinhava alguns traços do diagnóstico sobre as dificuldades e os limites do atual estágio da pesquisa educacional no país. Na segunda, concentra-se em resumir o aspecto nuclear da ambiguidade da experiência ordinária, científica e filosófica. Pretende mostrar que, se tais formas foram acompanhadas por tendências dogmáticas, também apresentam concepções abertas e plurais. Na última parte, procura justificar a experiência hermenêutica gadameriana como perspectiva promissora para ampliar a noção de experiência humana, visando a descortinar um novo olhar sobre a natureza da pesquisa educacional.

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Biografia do Autor

Cláudio A. Dalbosco, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, e pesquisador produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasília, DF, Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, e pesquisador produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

vcdalbosco@hotmail.com

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Dalbosco, C. A. (2014). Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica. Cadernos De Pesquisa, 44(154), 1028–1051. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2820

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