Pós-graduação no INPE: a aliança pesquisa-desenvolvimento e ensino

Autores

  • Maria Lígia Moreira Universidade Estadual de Campinas
  • Léa Velho Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Formação Profissional, Instituto de Pesquisas Espaciais, Astrofísica

Resumo

A formação de recursos humanos em nível de pós-graduação no Brasil na área espacial teve início na década de 60, no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A fim de constituir um corpo de especialistas para desenvolver as suas atividades, o instituto inicialmente se apoiou em uma estrutura que combinou o envio de pesquisadores para o exterior com a criação de programas de pós-graduação. Com vistas a analisar as estratégias adotadas para a constituição do núcleo de formação de mestres e doutores, este trabalho apresenta as atividades da pós-graduação no instituto, com foco nas décadas de 60 e 70. Também é apresentado um quadro do perfil dos egressos dos programas de Astrofísica e Geofísica Espacial formados até 2005, com o objetivo de identificar e analisar parte dos resultados obtidos por este núcleo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2009

Como Citar

Moreira, M. L., & Velho, L. (2009). Pós-graduação no INPE: a aliança pesquisa-desenvolvimento e ensino. Cadernos De Pesquisa, 39(136), 243–268. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/282

Edição

Seção

Outros Temas