Deficiência múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem

Autores

  • Márcia Denise Pletsch Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ( PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Deficiência Múltipla, Educação Especial, Ensino, Aprendizagem

Resumo

O artigo discute diferentes dimensões do processo educacional de alunos com deficiência múltipla matriculados no atendimento educacional especializado – AEE – oferecido numa classe multifuncional em uma escola localizada na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, no período letivo de 2013. Participaram da investigação quatro alunos com deficiência múltipla não oralizados e duas professoras do AEE. Metodologicamente, empregaram-se os referenciais da pesquisa-ação; na coleta de dados, a observação participante e entrevistas semiestruturadas; como base teórica, a matriz histórico-cultural de Vigotski. Os resultados evidenciaram, entre outros pontos, a importância da pesquisa-ação na formação continuada dos professores participantes. Igualmente, ilustraram as possibilidades de construção dos processos psicológicos superiores nos alunos com essa deficiência com base em intervenções pedagógicas sistemáticas com uso de recursos da comunicação alternativa e das tecnologias assistivas.

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Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares ( PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora adjunta do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Jovem Cientista do Nosso Estado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

Pletsch, M. D. (2015). Deficiência múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 12–29. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2752

Edição

Seção

Artigos