Educação infantil e políticas municipais: um estudo longitudinal

Autores

  • Maria Fernanda Resende Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Sonia Kramer Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio
  • Patrícia Corsino Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Palavras-chave:

Educação Infantil, Políticas Públicas, Formação Profissional, Profissionais de Educação Infantil

Resumo

Este artigo analisa resultados da pesquisa interinstitucional Educação Infantil e formação de profissionais no Estado do Rio de Janeiro (1999-2009), realizada por meio de questionário. O primeiro item faz considerações metodológicas sobre o universo investigado; o segundo trata da organização da Educação Infantil nas Secretarias Municipais de Educação e da cobertura do atendimento educacional; o terceiro analisa a formação dos profissionais, ingresso e carreira, recursos financeiros e materiais. Ao final, destacam-se avanços observados no período e indicam-se aspectos que necessitam com urgência entrar na agenda das políticas públicas municipais.

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Biografia do Autor

Maria Fernanda Resende Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio

Patrícia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

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Publicado

30-04-2013

Como Citar

Nunes, M. F. R., Kramer, S., & Corsino, P. (2013). Educação infantil e políticas municipais: um estudo longitudinal. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 152–175. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/254

Edição

Seção

Outros Temas