Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão

Autores

  • Rafael Pimentel Maia Universidade Estadual de Campinas
  • Hildete Prisco Pinheiro Universidade Estadual de Campinas
  • Aluisio Souza Pinheiro Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Avaliação de Estudante, Ensino Superior, Estatísticas

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para avaliar o desempenho dos alunos da Universidade Estadual de Campinas, do ingresso à conclusão do curso. A amostra é composta por todos os ingressantes dessa universidade nos anos de 1997 a 2000, e a população que corresponde ao universo dos alunos ingressantes em todo o período de existência da universidade. O conjunto de dados disponível foi obtido a partir dos questionários socioculturais, aplicados pela Comissão Permanente de Vestibulares na inscrição do vestibular, e de informações acadêmicas fornecidas pela Diretoria Acadêmica da Universidade. É proposta uma metodologia com base na variável denominada "ganho relativo" sugerida por Dachs e Maia (2006). Essa nova metodologia fundamenta-se em medidas de diversidades propostas por Rao (1982) e na utilização de U-estatísticas. Propõem-se testes de homogeneidade para avaliar se existe diferença no desempenho entre alunos segundo alguns agrupamentos.

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Biografia do Autor

Rafael Pimentel Maia, Universidade Estadual de Campinas

Hildete Prisco Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

Aluisio Souza Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

20-08-2009

Como Citar

Maia, R. P., Pinheiro, H. P., & Pinheiro, A. S. (2009). Heterogeneidade do desempenho de alunos da Unicamp, do ingresso à conclusão. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 645–660. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/241

Edição

Seção

Temas em Debate