Pesquisador e criança: dialogismo e alteridade na produção da infância contemporânea

Autores

  • Rita Marisa Ribes Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Gonçalves Salgado Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Jobim e Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Pesquisa, Infância, Linguagem, Cultura

Resumo

O propósito deste artigo é analisar o ato de pesquisar com crianças e elaborar uma perspectiva crítica da produção da subjetividade na relação entre adultos e crianças na contemporaneidade. A teoria da linguagem de Mikhail Bakhtin serviu de base para discutir o complexo tema da alteridade no âmbito da relação pesquisador-criança. A ampliação do debate sobre a relação entre adultos e crianças em face dos desafios da cultura do consumo e da sociedade da informação foi considerada uma alternativa metodológica promissora na busca de soluções coletivas para as questões que se colocam no campo educacional no mundo de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

Pereira, R. M. R., Salgado, R. G., & Souza, S. J. e. (2009). Pesquisador e criança: dialogismo e alteridade na produção da infância contemporânea. Cadernos De Pesquisa, 39(138), 1019–1035. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/224

Edição

Seção

Outros Temas