As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito

Autores

  • Maria Amélia Azevêdo Goldberg

Palavras-chave:

Ciência, Formação de professores, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Ensino individualizado

Resumo

A discussão das contribuições potenciais ou efetivas da ciência ao ensino pode ser feita de uma pluralidade de pontos de vista, conforme a ciência que se pretenda enfocar (economia, psicologia, sociologia etc.) ou conforme se encare o ensino do ponto de vista do processo, do agente, ou da disponibilidade de recursos técnicos. No presente trabalho, vamos colocar-nos na perspectiva daqueles que acreditam que: 1) o ensino, na nossa realidade, é um processo de natureza decisório-executiva, exercido basicamente pelo professor; 2) a qualidade desse processo depende diretamente das contribuições da Psicologia e da Sociologia, enquanto ciências da educação; 3) essas contribuições - para serem efetivas - precisam ser comunicadas ao professor, seja através de programas de treinamento, seja através de publicações técnicas.

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Publicado

31-03-1975

Como Citar

Goldberg, M. A. A. (1975). As contribuições da ciência ao ensino: mito e anti-mito. Cadernos De Pesquisa, (12), 55–59. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1842

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