Estabilidade do concurso vestibular do CESCEM

Thomas F. Breen III

Resumo


Problema: A questão da estabilidade da classificação dos candidatos ao ensino superior pelo concurso vestibular tem muita importância para os candidatos e para as universidades. Uma vez que os exames vestibulares são mais exames de desempenho que de habilidades, existem muitos fatores que podem mudar os resultados e a classificação dos candidatos de uma aplicação do exame à outra. Método: Esta pesquisa analisou a fidedignidade teste-reteste do concurso vestibular do CESCEM. Usando os resultados dos candidatos que fizeram os exames nos anos de 1972 e 1973, uma análise de correlação momento-produto de Pearson relacionou os resultados de um ano com o ano seguinte. Resultados e conclusões: Dados preliminares indicam que a média desta estimativa da fidedignidade dos sete subtestes do exame chega acerca de 0,70. Estes dados estabelecem uma estabilidade alta do exame do CESCEM, indicando que fatores consistentes operam nos resultados dos candidatos apesar das influências fortuitas e manipuláveis.

Palavras-chave


CESCEM; Ensino superior; Concurso vestibular; Testes

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