Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico

Bernardete A. Gatti, Nara Maria Guazzelli Bernardes, Guiomar Namo de Mello, Evangelina Rovai

Resumo


O presente artigo descreve a avaliação do 7º curso de formação de assistentes pedagógicos realizado pela Seção de Treinamento de Pessoal da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Esta avaliação abrangeu: 1) o aspecto cognitivo, através da aplicação de uma prova objetiva, em pré e pós-teste, na 1ª etapa do treinamento, e de um teste referenciado em critério ao final da 2ª etapa; 2) o levantamento de opiniões e auto-avaliação através de escalas apropriadas; 3) aspectos da percepção da função, através da técnica Q. usando-se como instrumento a PF-AP (Gatti et al, 1972, 1974) e comparando dois momentos: um, ao final da 1ª etapa (momento "teórico") e outro, nove meses mais tarde (momento "prático"). Detectou-se um bom índice de ganho na área cognitiva, satisfação e adequação quanto a diversos aspectos do curso e com o desempenho pessoal, e uma mudança na percepção da função nos dois momentos testados.

Palavras-chave


Treinamento de professores; Orientador pedagógico

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