Tempo conceitual e sucesso escolar

Autores

  • Zaida Grinberg Lewin

Palavras-chave:

Rendimento escolar, Desenvolvimento cognitivo, Aprendizagem

Resumo

A relação entre reflexão/impulsividade (conforme avaliada pelo teste de Combinação de Figuras Familiares elaborado por Jerome Kagan) e qualidade de desempenho escolar, foi examinada em 298 crianças de 1ª série. Procedimentos para determinar a validade e fidedignidade do referido teste foram utilizados. Os principais resultados da pesquisa indicam: (1) a existência de uma correlação inversa entre latência de resposta e número de erros; (2) crianças reflexivas apresentam melhor desempenho escolar que as impulsivas. Dados relativos a outros estilos de resposta foram incluídos numa tentativa de se obter melhor compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de desempenho escolar. Métodos alternativos de classificação dos sujeitos foram também utilizados e seus resultados comparados. Os dados têm implicações para o entendimento da natureza dos diferentes níveis de desempenho escolar constatados em alunos de 1ª série, bem como sugerem a necessidade de estratégias educacionais específicas para o desenvolvimento das habilidades reflexivas do pensamento.

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Biografia do Autor

Zaida Grinberg Lewin

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Publicado

31-08-1980

Como Citar

Lewin, Z. G. (1980). Tempo conceitual e sucesso escolar. Cadernos De Pesquisa, (34), 3–20. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1636

Edição

Seção

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