Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil

Autores

  • Cláudio de Moura Castro
  • Maria Aparecida Ciavatta Franco

Palavras-chave:

Educação de adultos, MOBRAL, Alfabetização, Ensino à distância, Meios de comunicação de massa

Resumo

No presente trabalho, discutem-se, inicialmente, o sentido e o alcance dos programas de alfabetização de adultos e, a seguir, são consideradas algumas alternativas de educação de adultos no Brasil: os programas de alfabetização do Mobral, o ensino por correspondência, a educação pelo rádioe a televisão educativa. Examinando-se alguns resultados do Mobral e de outros programas semelhantes, observa-se que uma proporção importante dos estudantes não conseguem alfabetizar-se e, além disso, em programas de curta duração, muitos regridem a analfabetismo por falta de uso da linguagem escrita, o que ocorre principalmente nas áreas rurais. Nota-se que tem sido bastante difícil preparar ou operar programas de alfabetização funcional. Por outro lado, o analfabetismo é sintoma de um tipo de sociedade e da falência do sistema regular em implantar as bases de uma sociedade onde todos participem do universo da palavra escrita. São propostas algumas soluções alternativas como a concentração de esforços nos programas com maiores chances de sucesso, a exemplo dos programas de alfabetização nas empresas. Outra alternativa proposta é a alocação de recursos financeiros, humanos e pedagógicos do Mobral para a melhoria do ensino fundamental. Quanto ao ensino por correspondência a educação pelo rádio e a televisão são poucos os estudos existentes sobre os resultados obtidos. Mas, ao que tudo indica, são de fácil acesso às populações mais carentes e de baixo custo no caso do ensino por correspondência.

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Biografia do Autor

Cláudio de Moura Castro

Maria Aparecida Ciavatta Franco

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Publicado

31-05-1980

Como Citar

Castro, C. de M., & Franco, M. A. C. (1980). Caminhos e descaminhos da educação de adultos no Brasil. Cadernos De Pesquisa, (33), 45–60. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1632

Edição

Seção

Artigos