Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica

Autores

  • Cândido Alberto da Costa Gomes

Palavras-chave:

Ensino profissional, Mobilidade social, Currículos, Oportunidades educacionais, Sistema de educação, Democratização

Resumo

O sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho.

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Publicado

28-02-1982

Como Citar

Gomes, C. A. da C. (1982). Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica. Cadernos De Pesquisa, (40), 23–33. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1522

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