Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?

Autores

  • Fermino Fernandes Sisto

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, Ensino superior, Estudo de caso, Rendimento escolar, Avaliação da educação

Resumo

Relatam-se dois estudos realizados com universitários, numa tentativa de coletar informações sobre o processo ensino-aprendizagem. No primeiro deles, 30 sujeitos (GE) foram submetidos às técnicas de ensino fundamentadas em Piaget, enquanto que com 22 outros (GC) manteve-se o curso costumeiro. Foram dados pré e pós testes, em duas formas: uma prova teste e outra dissertação. Dois resultados mereceram destaque e direcionaram o estudo II: a) na prova dissertativa os grupos não se diferenciaram, enquanto que na prova teste ocorreu o inverso; b) as avaliações feitas durante o processo ensino-aprendizagem do GE não se correlacionaram com o pós-teste. No segundo estudo foram analisadas respostas de 11 sujeitos, que tentaram explicar esses resultados. Os dados possibilitaram explicar o processo pelo qual os alunos passaram como descontínuo, no qual variáveis tais como vida escolar, solicitação de professores, tipo de exigência de professores, necessidade de aprovação na disciplina, entre outros, determinam muito mais o rendimento escolar do que as técnicas utilizadas.

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Publicado

31-08-1983

Como Citar

Sisto, F. F. (1983). Melhoria de ensino na universidade: um problema apenas metodológico?. Cadernos De Pesquisa, (46), 59–66. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1500

Edição

Seção

Artigos