Obtenção de emprego industrial como função de educação não-formal: um estudo de operários em duas cidades do nordeste

Autores

  • Robert E. Verhine
  • Rainer H. Lehmann

Palavras-chave:

Educação não-formal, Nordeste, Indústria, Ensino técnico, Cursos, Operários, Currículos

Resumo

Com base em dados referentes aos candidatos de oito fábricas em duas capitais do Nordeste, este estudo tentou medir a contribuição da educação não-formal na obtenção de emprego no nível de operários qualificados. Os resultados sugerem que ENF tem um papel positivo, embora limitado. ENF foi, dentre os fatores considerados, o único que demonstrou um efeito significativo na "Aquisição de emprego" tendo também, junto com "recomendação" influenciado a variável "aptidão". Uma versão mais completa do modelo em que obtenção de emprego foi vista como um processo constante de três passos mostrou que educação formal e experiência de trabalho significativamente determinam o nível de posição aspirada pelo pretendente. Relacionando os resultados ao debate sobre a relação educação/mercado de trabalho, parece que certos dados do estudo estão coerentes com o modelo de socialização, mas não de acordo com as perspectivas teóricas credencialista e de capital humano.

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Biografia do Autor

Robert E. Verhine

Rainer H. Lehmann

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Publicado

30-11-1983

Como Citar

Verhine, R. E., & Lehmann, R. H. (1983). Obtenção de emprego industrial como função de educação não-formal: um estudo de operários em duas cidades do nordeste. Cadernos De Pesquisa, (47), 53–63. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1480

Edição

Seção

Artigos