Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências

Autores

  • Sandra Zákia Sousa Universidade de São Paulo - USP/SP
  • Romualdo Portela de Oliveira Universidade de São Paulo - USP/SP

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Avaliação de Estudantes, Administração Escolar, SAEB

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisa sistemas de avaliação implementados por cinco unidades federadas (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo), considerando as características vigentes em 2005-2007. Tendo como referência suas especificidades, busca-se explorar como os resultados produzidos vêm informando a formulação e implementação de políticas educacionais, bem como discutir seu potencial para tornar-se um marco da política educacional que efetivamente interfere na gestão das redes de ensino e das escolas. Observou-se que os sistemas tendem a apresentar características semelhantes e tomam como principal referência o Sistema de Avaliação da Educação Básica, de âmbito nacional. Quanto ao uso dos resultados, são tênues ou inexistentes seus impactos ainda que precedidos, na fala de seus propositores, de ampla retórica presente na literatura sobre suas potencialidades. No entanto, a partir do balanço feito pelos próprios gestores dos sistemas, é possível identificar a preocupação de tornar tais sistemas mais efetivos. Assim, já neste estudo, identificam-se iniciativas que procuram transformar a utilização dos dados obtidos em instrumentos de gestão, como as que propõem bônus para professores e funcionários.

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Biografia do Autor

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo - USP/SP

Romualdo Portela de Oliveira, Universidade de São Paulo - USP/SP

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Publicado

31-12-2010

Como Citar

Sousa, S. Z., & Oliveira, R. P. de. (2010). Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 793–822. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/148

Edição

Seção

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