Associação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélites

Autores

  • Doracy Soares Conte

Palavras-chave:

Rendimento escolar, Prática de ensino, Brasília

Resumo

Duzentos e cinqüenta professores e 2.500 alunos de escolas públicas e particulares de Brasília e cidades satélites foram testados quanto à eficiência docente e desempenho acadêmico do alunado. Características de professores, tais como, educabilidade, interesse cultural e experiência, compuseram um índice de eficiência profissional, que foi correlacionado com desempenho acadêmico dos alunos e categorizado por localização geográfica (Brasília e cidades satélites) e dependência administrativa (escolas públicas e particulares). O objetivo do estudo foi medir o grau de eficiência dos professores, bem como comparar os dois estratos geográficos e dois tipos de escola. Os resultados mostraram (1) que existe associação significativa entre rendimento escolar das crianças e eficiência dos professores; (2) que estudantes e professores das escolas particulares tiveram escores mais altos que os das escolas públicas, nas variáveis de interesse e (3) que os corpos docente e discente de Brasília superaram os das cidades satélites em eficiência docente e desempenho discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doracy Soares Conte

Downloads

Publicado

31-08-1984

Como Citar

Conte, D. S. (1984). Associação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélites. Cadernos De Pesquisa, (50), 29–39. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1445

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)