Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no Chile.

Johanna Filp, Sebastian Donoso, Cecilia Cardemil, Ernesto Schiefelbein, Eleanor Diéguez, Jaime Torres

Resumo


O objetivo do trabalho foi determinar se existe relação entre o rendimento no primeiro ano básico e a freqüência anterior a jardins de infância, em diferentes estratos sócio-econômicos. Realizou-se um estudo de acompanhamento de 499 alunos de nível pré-escolar (o ano prévio ao ingresso ao primário). Consideraram-se crianças de três estratos sócio-econômicos: baixo (urbano e rural), médio-baixo e médio-médio. Todos freqüentavam estabelecimentos pré-escolares e primários gratuitos na região metropolitana do Chile. Os resultados mostraram que, com exceção das crianças de setores sociais médios.

Palavras-chave


Educação pré-escolar; Rendimento escolar; Chile; Condições sócio-econômicas

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