A linguagem oral como elemento integrante da brincadeira

Autores

  • Dânia Monteiro Vieira Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Cláudia Maria Mendes Gontijo Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Comunicação Verbal, Brincadeiras, Cultura

Resumo

Este texto discute a importância da brincadeira infantil para o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças. É o desdobramento de pesquisa que investigou o trabalho com a linguagem em uma instituição educativa infantil que atende crianças de 2 a 6 anos de idade. O estudo de caso utilizou como técnica de coleta dos dados a observação participante. Conclui que as crianças recriam, nas brincadeiras, situações vivenciadas nas diversas esferas de comunicação humana das quais participam e, portanto, que as brincadeiras são de natureza cultural. Acentua, ainda, a importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Dânia Monteiro Vieira Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Cláudia Maria Mendes Gontijo, Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

30-04-2011

Como Citar

Costa, D. M. V., & Gontijo, C. M. M. (2011). A linguagem oral como elemento integrante da brincadeira. Cadernos De Pesquisa, 41(142), 268–289. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/129

Edição

Seção

Outros Temas