Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro

Autores

  • Marcio da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mariane Campelo Koslinski Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Escolas Públicas, Igualdade de Oportunidades, Políticas Públicas, Qualidade do Ensino

Resumo

O artigo aborda fenômeno pouco estudado no contexto brasileiro: a disputa por escolas públicas que não podem ser propriamente caracterizadas como de elite ou de excelência, mas que têm a reputação de escolas de boa qualidade. Apesar de pouco reconhecido na literatura, este é um fenômeno que se expressa mediante alguns dispositivos competitivos postos em ação tanto por famílias em busca de melhores oportunidades educacionais quanto pela burocracia educacional, os quais têm papel ativo no processo de escolha das escolas pelos pais e dos alunos pelas escolas. O fenômeno se articula à intrincada rede de hierarquias sociais marcada pela desigualdade de oportunidades na sociedade brasileira. O patrimônio de relações sociais disponível aos atores é fortemente mobilizado nos casos em que, diante de uma oferta escolar insatisfatória, a luta por uma melhor oportunidade ocupa lugar de destaque nas estratégias de muitos indivíduos e famílias.

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Publicado

30-04-2011

Como Citar

Costa, M. da, & Koslinski, M. C. (2011). Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cadernos De Pesquisa, 41(142), 246–266. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/128

Edição

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