O ensino técnico agrícola do ponto de vista de seus egressos

Autores

  • Maria Laura P. Barbosa Franco

Palavras-chave:

Ensino agrícola, Estudantes egressos, Mercado de trabalho, Origem social

Resumo

Trata-se de uma pesquisa desenvolvida junto a 174 egressos do ensino agrícola e provenientes de três escolas agrotécnicas localizadas, respectivamente, em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para isso, questionários com questões fechadas e abertas foram enviados a todos os 573 concluintes desses cursos nos anos de 1981, 1982 e 1983. Os dados obtidos dividem-se em três grandes blocos informativos. Num primeiro momento, investiga-se a origem social do egresso, utilizando-se como indicadores as condições de subsistência, trajetória escolar e renda tanto de egresso como de sua família de origem. O segundo bloco é dedicado à análise da situação ocupacional do egresso, desde a trajetória dessa situação até dificuldades vivenciadas no exercício das atividades profissionais, grau de satisfação com o trabalho etc. Finalmente, procura-se explorar o conjunto das representações sociais que o egresso elabora frente à escola, ao mercado de trabalho, à sociedade como um todo, suas expectativas e aspirações.

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Biografia do Autor

Maria Laura P. Barbosa Franco

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Publicado

28-02-1987

Como Citar

Franco, M. L. P. B. (1987). O ensino técnico agrícola do ponto de vista de seus egressos. Cadernos De Pesquisa, (60), 15–27. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1230

Edição

Seção

Artigos