Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil

Autores

  • Teresa Roserley N. da Silva

Palavras-chave:

Administração da Educação, Currículos, Igualdade de Oportunidades, Psicolinguística, Políticas Educacionais, Teorias de Educação.

Resumo

Este artigo faz um breve inventário das principais influências teóricas sobre a organização do ensino e do currículo, desde o idealismo subjetivista e o modelo da eficiência burocrática - preponderante nas primeiras décadas do século XX - passando pelas teorias cognitivistas ou behavioristas dos anos 50, cuja ênfase às fases do desenvolvimento infantil permitiu métodos de ensino e organizações curriculares mais realistas e adequadas. Aborda ainda as teorias que, embora não se reflitam diretamente em propostas curriculares e organizativas em nossas escolas, permitem criticar e, eventualmente, reorientar essas propostas: as teorias sobre a desigualdade de oportunidades educacionais, de Coleman e Jencks; as do conflito, de Baudelot-Establet, Bourdieu-Passeron e Bowles-Gintis; e as correntes interpretativas e etnográficas, que propõem a reforma do currículo e do funcionamento interno da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Roserley N. da Silva

Downloads

Publicado

31-08-1989

Como Citar

Silva, T. R. N. da. (1989). Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil. Cadernos De Pesquisa, (70), 5–19. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1148

Edição

Seção

Artigos