Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense

Autores

  • Lilian M.P. de Carvalho Ramos

Palavras-chave:

Escolas, Paraná, Formação de Professores, Pobreza, Migração, Zona Rural

Resumo

O artigo faz um balanço da implantação, no Paraná, de programas federais de apoio aos municípios para melhoria do sistema escolar em zonas rurais. As chamadas Escolas Rurais Consolidadas reúnem várias escolas isoladas e multisseriadas numa maior, central, com ônibus para os alunos. Foram implantadas, desde 1977 até 1986, em 15% dos municípios do estado, com resultados ambíguos: ampliação da escolarização para oito anos, melhoria da formação dos professores, menor absenteísmo de alunos; mas seus custos operacionais são elevados, assim como a rotatividade dos professores, e os índices de reprovação mantiveram-se praticamente inalterados. Entretanto, programas como esses têm necessariamente alcance limitado e tendem a ser desvirtuados face à permanência de fatores extra-escolares como a pobreza, a migração rural, o clientelismo político e a ausência de diretrizes sócio-políticas estáveis.

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Biografia do Autor

Lilian M.P. de Carvalho Ramos

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Publicado

31-05-1991

Como Citar

Ramos, L. M. de C. (1991). Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense. Cadernos De Pesquisa, (77), 19–23. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038

Edição

Seção

Artigos