Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Cadernos de Pesquisa é um periódico científico trimestral da Fundação Carlos Chagas (FCC). Criado em 1971, tem como objetivo divulgar a produção acadêmica direta ou indiretamente relacionada com a educação, agregando à temática educacional estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações etnicorraciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Acolhe manuscritos inéditos, originários de diferentes áreas de conhecimento das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate sobre suas principais questões.

Sua prioridade é a publicação de pesquisas de caráter empírico, histórico ou documental, sobretudo as realizadas no país, abrindo espaço, também, às provenientes do exterior. Contempla ensaios relativos a contribuições teórico-metodológicas, entrevistas, relatos de experiência e resenhas.

Além da seção Artigos, a revista pode apresentar outras, organizadas conforme a especificidade de cada número. Tema em Destaque publica dossiês sobre questões relevantes ou emergentes; Temas em Debate traz artigos sobre questões polêmicas; Espaço Plural acolhe entrevistas e relatos de experiência. Finalmente, a revista tem uma seção de Resenhas.

Publica textos em português e espanhol, em versão on-line, no Portal de Publicações da FCC e em diversas bases indexadoras. Trabalhos submetidos em outros idiomas são traduzidos para o português, sendo o artigo original também disponibilizado. A cada número, publica a versão para a língua inglesa de artigos.

Cadernos de Pesquisa não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC). A versão on-line é de acesso aberto e gratuito.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Destaque Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Espaço Plural

Acolhe entrevistas, relatos de experiência, documentos de valor acadêmico e histórico e declarações públicas de entidades.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Outros Temas

Apresenta artigos selecionados

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Temas em Debate

Sobre questões polêmicas

 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema em Destaque

Publica dossiês sobre questões relevantes e/ou emergentes

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Errata

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nominata anual de Pareceristas

Nominata dos Pareceristas

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Agradecimentos a pareceristas

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema em Destaque - Feminização e desafios às carrerias das profisisonais: engenharia, advocacia e medicina

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema em Destaque - Mulheres em carreiras de prestígio: conquistas e desafios à feminização

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema em Destaque - Didática e formação de professores

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Glória Maria Santos Pereira Lima

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Tema em Destaque - Alteridade e Educação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema em Destaque - Repensando o social: diálogos com Pierre Bourdieu e Serge Moscovici

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais recebidos passam por quatro etapas:

1)      Submissão a programas de controle de plágio e autoplágio: o objetivo é verificar o ineditismo do texto.

2)      Avaliação prévia pelo Comitê Editorial: o Comitê julga a adequação dos textos à linha editorial da revista; às normas de publicação por ela estabelecidas; e à qualidade do trabalho, isto é, o seu potencial de publicação.

3)      Processo duplo cego: caso passem por essa triagem inicial, os textos serão encaminhados para serem avaliados quanto ao mérito por especialistas da área.

4)      Decisão final: os pareceres emitidos passarão pela análise do Comitê Editorial, que dará decisão final emitindo um parecer consolidado.

Cadernos de Pesquisa adota o sistema duplo cego para avaliação dos manuscritos pelos pares, preservando a identidade do autor em relação ao parecerista e vice-versa. A avaliação envolve, pelo menos, dois pareceristas.

No parecer consolidado, emitido pelo Comitê Editorial, os autores receberão uma comunicação informando se seu texto foi aceito, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. No último caso, o artigo reformulado é submetido à nova rodada de avaliação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de recusar artigos cujas modificações não atendam a contento às solicitações encaminhadas.

As submissões na forma de entrevistas, relatos de experiência e resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial, que decidirá pela pertinência de sua publicação, conforme os objetivos de cada seção e demandas da revista.

 

Diretrizes para Avaliadores

Os especialistas devem redigir seu parecer, de forma circunstanciada, contemplando os seguintes critérios:

1)      Relevância do tema para a área de estudo.

2)      Diálogo com o conhecimento já produzido sobre a temática.

3)      Pertinência e atualidade da bibliografia.

4)      Clareza na exposição do objeto de estudo, objetivos e justificativa.

5)      Rigor na utilização dos conceitos.

6)      Consistência teórico-metodológica.

7)      Pertinência, clareza e fundamentação da metodologia empregada.

8)      Adequação, fundamentação e solidez argumentativa da análise.

9)      Boa estruturação do texto, com clara articulação entre as ideias.

Ao final da avaliação, o avaliador tem a possibilidade de escolher uma das seguintes opções oferecidas pelo sistema de gerenciamento eletrônico da revista:

  • Aceitar
  • Correções obrigatórias
  • Submeter novamente para avaliação
  • Submeter a outra revista
  • Rejeitar
  • Ver comentários

A opção “Correções obrigatórias” deve ser utilizada nas situações em que o manuscrito tenha efetivo potencial de publicação. No caso de textos que exijam significativas modificações, indica-se sua rejeição. A opção “Submeter novamente para avaliação” deve ser utilizada quando o parecerista considerar necessário o encaminhamento para outro especialista. A opção “Ver comentários” só deve ser utilizada quando o avaliador estiver em dúvida sobre sua decisão. 

No último número de cada volume, é publicada uma lista completa com os nomes de todos os pareceristas que colaboraram com a revista ao longo do ano.

 

Periodicidade

Trimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta publicação utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes do periódico para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Fontes de Indexação

Bases de dados

Biblat – Bibliografía Latinoamericana en revistas de investigación científica y social (México)

BVS Psicologia Brasil – Revistas Técnico-Científicas – Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (Brasil)

Dialnet – Fundación Dialnet – Universidad de La Rioja (Espanha)

Educ@ – Publicações Online de Educação (Brasil)

Google Scholar

HCERES – Haut Conseil de l'Évaluation de la Recherche et de l’Enseignement Supérieur (França)

Iresie – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (México)

Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (México)

Microsoft Academic Search

OEI – Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura

Psicodoc – Base de Datos Bibliográfica de Psicología (Espanha)

REDIB – Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (Espanha)

SciELO – Scientific Electronic Library Online (Brasil)

SciVerse Scopus – The largest abstract and citation database of peer reviewed literatura and quality web sources (Países Baixos)

UlrichsWeb Global Serial Directory
                      

Portais especializados

Capes – Portal de Periódicos/Qualis (Brasil)

Clase – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (México)

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)

Inep/Cibec – BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil)

 

Buscadores de literatura científica open access

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brasil)

Doaj – Directory of Open Access Journals (Suécia)

Ergo – Education Research Global Observatory – Directory of Open Access Journals in Education (EUA)

 

Catálogos de bibliotecas

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek/Electronic Journals Library (Universität Regensburg – Alemanha)

 

Ficha Catalográfica

Cadernos de Pesquisa • n.1 jul. 1971 • Fundação Carlos Chagas • São Paulo

Trimestral

Índice de autores e assuntos: n.50 (1971/1984), n.72 (1989), n.84 (1991/1992).

A partir do n.121 de 2004, foi acrescida a informação de volume que corresponde ao ano de publicação do periódico.

ISSN 0100-1574

e-ISSN 1980-5314

1. Educação. I. Fundação Carlos Chagas. II. Departamento de Pesquisas Educacionais/FCC