Diálogos entre teatro, escola e universidade: o Coro dos maus alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/fcc-pprmm2021_3

Resumo

O projeto apresenta uma ação artístico-pedagógica que vinculou alunos de escolas básicas do ensino médio, estudantes do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), professores de educação básica e professores universitários, convidan­do-os a pensarem sobre a escola na contemporaneidade, a relação professor-aluno, a forma­ção docente, a juventude, a presença da arte na escola e o teatro na educação. A proposta se desenvolveu a partir do processo de montagem e apresentações do espetáculo teatral Coro dos maus alunos, construído nas disciplinas Montagem Teatral 1 e 2, do curso de Licenciatura em Teatro da Udesc. A peça foi apresentada para um público diversificado, incluindo professo­res, coordenadores pedagógicos e alunos de 15 escolas de cidades catarinenses: Florianópolis, Biguaçu, Caçador, Joaçaba, Concórdia, Chapecó e Blumenau.

Coro dos maus alunos tem como tema a escola, refletindo sobre as relações de poder e as tensões inerentes ao ambiente escolar que envolvem professores, alunos, diretores e pais em um complexo jogo de relações humanas e institucionais. A encenação trabalha com a corali­dade e com objetos tipicamente escolares, dialogando com o universo adolescente na escola.

O projeto ampliou as discussões sobre a formação docente para além do espaço das dis­ciplinas pedagógicas − Metodologia do Ensino do Teatro 1, 2, 3 e 4 e Estágios Curriculares Supervisionados: Teatro Comunidade e Teatro na escola 1, 2 −, vinculando-as às disciplinas de criação, presentes no currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

BOGART, A.; LANDAU, T. O livro dos viewpoints: um guia prático para viewpoints e composição. São Paulo: Perspectiva, 2017.

ICLE, G. Teatro e construção de conhecimento. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2002.

KOUDELA, I. D. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 2010.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

PUPO, M. L. de S. B. Entre o Mediterrâneo e o Atlântico: uma aventura teatral. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

VIDOR, H. B. Coro dos Maus Alunos: dramaturgias juvenis em foco . In : SPENGLER, M. L. P. et al. (org.). Literatura infantil e juvenil: a palavra literária – (r)ex(s)istir no encontro com o outro. Florianópolis: Apoio Editora, 2021. p. 58-75. Disponível em: https://literalise.wordpress.com/ebook8slij/. Acesso em: out. 2021.

VIDOR, H. B. Coro dos maus alunos: (um) presente. Caixa de Pont[o] – Jornal Brasileiro de Teatro, Florianópolis, p. 17, 2019.

VIDOR, H. B. Leitura e teatralidade: aproximação e apropriação do texto literário. São Paulo: Hucitec, 2016.

VIDOR, H. B. Drama e teatralidade: o ensino do teatro na escola. Porto Alegre: Mediação, 2010.

VIDOR, H. B.; BISCARO, B. Coro dos maus alunos – notas de um processo de montagem. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 6-18, 2019.

Downloads

Publicado

26-11-2021