Tempo de alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita

Autores

  • Hilda Mara Lopes Araujo Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Maria Lemos da Costa Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Resumo

O projeto “Tempo de alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita” desenvolveu-se no Programa de Educação Tutorial (PET/Pedagogia – UFPI), com o objetivo de oportunizar, aos licenciandos participantes do pet, condições de ampliar as vivências na formação inicial para o desenvolvimento da prática docente em sala de aula, potencializando a unidade teoria e prática na tríade ensino, pesquisa e extensão. O projeto foi realizado junto aos professores de 4° e 5° anos do ensino fundamental das escolas municipais Santa Teresa e Nossa Senhora do Amparo, cujas demandas exigiam a adoção de práticas que superassem o baixo nível de rendimento escolar existente e a distorção idade/série das crianças. O projeto intencionou, também, auxiliar a formação leitora e a produção textual dos alunos em processo de alfabetização e letramento, fundamentado nas perspectivas teóricas e metodológicas de metodologias ativas articuladas a atividades e oficinas com as tipologias textuais. Os licenciandos construíram, junto aos alunos com acompanhamento dos professores formadores e dos professores da educação básica, aprendizagens sobre o ser professor e o fazer docente, apropriando-se de uma base teórica e metodológica que fortalece a docência. A experiência contribuiu, ainda, para legitimar a unidade teoria e prática, dando ênfase aos saberes para a formação inicial dos futuros professores, associada aos conteúdos sobre a alfabetização e letramento dos alunos de 4° e 5° anos do ensino fundamental.

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Publicado

26-11-2020