MÚSICA, ESTÁGIO E PESQUISA: AÇÕES FORMATIVAS COM O TEMA MULHERES NA MÚSICA

Autores

  • Thaís Lobosque Aquino Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Goiânia (GO), Brasil

Resumo

Este texto aborda uma proposta de trabalho centrada no tema Mulheres na
Música desenvolvida em três disciplinas do núcleo de estágio do curso de Música-Licenciatura
da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), tendo como campo o Centro de Ensino e
Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O objetivo central foi, a partir do tema gerador, oportunizar a compreensão e a vivência
do estágio enquanto momento de pesquisa e de desenvolvimento de aspectos indispensáveis
à construção da identidade e dos saberes próprios ao exercício profissional da docência em
música. As três ações formativas basearam-se nos princípios da etnografia e da pesquisa-
-ação, abordando, nas práticas pedagógico-musicais, respectivamente, a vida e a obra de
três proeminentes musicistas: Rita Lee, Nannerl Mozart e Chiquinha Gonzaga. Ademais, as
três ações contemplaram objetivos, conteúdos, procedimentos didáticos e processos avaliativos
comuns. O conjunto das ações apontou três resultados principais: em primeiro lugar,
constatou-se o desenvolvimento conjunto de professores em formação, professoras formadoras
e crianças; além disso, os envolvidos vivenciaram uma maior articulação entre música,
estágio, pesquisa, ensino, aprendizagem, universidade e educação básica; e, por fim, em decorrência
do trabalho com produções femininas, fez-se emergir a importância do combate ao
processo de invisibilização das mulheres no campo musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-11-2018