Política, atores e implementação: análise do atendimento educacional especializado

Autores

  • Naiara Chierici Rocha Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Presidente Prudente-SP; Brasil
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Presidente Prudente-SP; Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.5751

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Especial, Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

Este artigo analisa as especificidades do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Brasil e a sua organização na rede pública do Estado de São Paulo a partir da implementação em uma escola pública da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, utilizando a pesquisa qualitativa de intervenção em três fases: 1) observação das práticas pedagógicas no AEE e na sala de aula comum; 2) entrevista com duas professoras colaboradoras da pesquisa; e 3) intervenção na sala de aula comum por meio da Metodologia de Projetos. Concluiu-se que a implementação da política ocorria no funcionamento do atendimento especializado; no entanto, a segregação dos espaços escolares dificultava um trabalho pedagógico inclusivo e colaborativo entre os profissionais.

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Biografia do Autor

Naiara Chierici Rocha, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Presidente Prudente-SP; Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista -UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP (2011), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2016), e é doutoranda em Educação pelo mesmo programa de Pós Grduação da UNESP, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, ensino colaborativo, matemática, trabalho com projetos e relação com o saber.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Presidente Prudente-SP; Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1985), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Livre-Docente em "Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva" pela UNESP (2015). Líder do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Atualmente é professora adjunta da UNESP e Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). Atuou como Coordenadora Geral de Políticas Pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Abordagem CCS, Educação Especial e Inclusiva e Educação a Distância.

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Publicado

03-07-2020

Como Citar

Rocha, N. C., & Schlünzen, E. T. M. (2020). Política, atores e implementação: análise do atendimento educacional especializado. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(76), 195–218. https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.5751

Edição

Seção

Artigos