O Brasil no sistema Arcu-Sul na visão dos atores brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5491

Palavras-chave:

Educação Superior, Acreditação, Qualidade da Educação, Brasil

Resumo

Este artigo analisa a participação do Brasil no sistema Arcu-Sul e a visão dos atores brasileiros sobre o processo de acreditação no Mercosul. O sistema tem como objetivo estabelecer critérios regionais de qualidade da educação superior no Mercosul. Foram realizadas entrevistas com atores brasileiros que participam do processo de acreditação desse sistema. Os resultados destacam que o Brasil tem um grande protagonismo, e, para alguns atores, o processo de acreditação ocorre de forma plena no país; contudo, os dados apontam que o Brasil coloca entraves para o funcionamento do sistema. Nessa perspecti- va, nota-se que a participação do Brasil no sistema Arcu-Sul é de grande destaque e pode contribuir para a garantia de qualidade na região.

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Biografia do Autor

Nathan Ono de Carvalho, Universidade de Aveiro (UA), Aveiro, Portugal

Doutorando em Políticas PúblicasDepartamento de Ciências Sociais, políticas e do territorio - DCSPT

Marlis Morosini Polidori, Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre-RS, Brasil

Docente do Programa de pós-graducação em Inclusão e Reabilitação

Jerri Ribeiro, Centro Universitário Metodista IPA, Porto Alegre-RS, Brasil

Docente do Programa de pós-graducação em Inclusão e Reabilitação

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Carvalho, N. O. de, Polidori, M. M., & Ribeiro, J. (2019). O Brasil no sistema Arcu-Sul na visão dos atores brasileiros. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 938–956. https://doi.org/10.18222/eae.v30i75.5491

Edição

Seção

Artigos