Avaliação e registro no currículo cultural da Educação Física

Autores

  • Arthur Müller Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5030

Palavras-chave:

Educação Física, Avaliação, Currículo Cultural, Registro

Resumo

A avaliação abarca um dos temas mais controversos e polêmicos dentro do sistema educacional. De acordo com a atitude curricular, essa prática adquire os mais variados contornos, podendo assumir desde um caráter classificatório e excludente, até um caráter investigativo ou analítico. Adotar esse segundo viés implica o desprendimento da quantificação, da atribuição de valores para aprendizagens ditas bem-sucedidas e a classificação dos estudantes. O presente artigo tem como objetivo analisar a função que o registro adquire no currículo cultural da Educação Física. Para tanto, submetemos ao escrutínio documentação pedagógica elaborada por um professor que atua em uma escola estadual paulista, analisando como reorganiza suas ações didáticas de acordo com os registros das atividades de ensino e das respostas dos estudantes. Os resultados evidenciam o potencial do registro como recurso para a avaliação do trabalho realizado e a consequente reorientação da rota.

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Biografia do Autor

Arthur Müller, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Mestre em Educação pela USP

Professor da Rede Estadual de Ensino de São Paulo e do Colégio Marista Arquidiocesano

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP.

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Müller, A., & Neira, M. G. (2021). Avaliação e registro no currículo cultural da Educação Física. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 774–800. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5030

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