Conselho de classe com participação estudantil: compreensões sobre avaliação da aprendizagem

Autores

  • Rubia Cavalcante Vicente Magnata Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife-PE, Brasil
  • Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Recife-PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4907

Palavras-chave:

Conselho de Classe, Participação do Aluno, Avaliação da Aprendizagem, Relação Professor-Aluno

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a participação de estudantes em conselho de classe e os possíveis significados dessa para a avaliação da aprendizagem. Partiu-se da compreensão de que tal participação e a interação com os docentes nesse espaço podem se constituir como elemento de fundamental importância para favorecer a autonomia e o desenvolvimento dos estudantes e, ainda, outras práticas de aprendizagens e avaliação. Apoiado na pesquisa de natureza qualitativa, foi realizado um estudo de caso em uma escola que possui conselho de classe com participação dos estudantes. As compreensões dos sujeitos que integram o conselho de classe revelam que a participação estudantil consegue proporcionar uma relação mais horizontal, de diálogo e negociação entre docentes e estudantes, o que favorece algumas reflexões e mudanças nos sujeitos que compõem o processo de ensino e aprendizagens.

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Biografia do Autor

Rubia Cavalcante Vicente Magnata, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife-PE, Brasil

Mestre em Educação, Culturas e Identidades- UFRPE/Fundaj

Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches, Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Recife-PE, Brasil

Doutora em Educação - Coordenadora do Mestrado em Educação, Culturas e Identidades/Fundaj

 

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Magnata, R. C. V., & Abranches, A. de F. P. de S. (2021). Conselho de classe com participação estudantil: compreensões sobre avaliação da aprendizagem. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(72), 738–773. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4907

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