Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando?

Autores

  • Ricardo Ferreira Vitelli Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Rosangela Fritsch Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4009

Palavras-chave:

Indicadores Educacionais, Evasão Escolar, Educação Superior, Avaliação da Educação.

Resumo

Este artigo aborda o indicador educacional da evasão escolar na educação superior com o objetivo de distinguir e problematizar diferentes concepções e usos do termo em produções acadêmicas. Para isso, a metodologia usada consistiu em uma revisão bibliográfica de escritos publicados entre 1996 e 2015 que abordam a evasão na educação superior e que apresentam a fórmula de calculá-la. Foi possível identificar que o uso do termo está associado a diferentes perspectivas, temporalidades, granularidades e fórmulas. Tendo isso em vista, a utilização de tal indicador educacional para diagnóstico, monitoramento e avaliação de cursos, instituições, sistemas e políticas públicas requereria o desenvolvimento de um conceito e uma fórmula comuns. Colocamos, então, em evidência a pertinência da revisão desse indicador educacional para evitar o risco de comparações que seriam estatisticamente incomparáveis.

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Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Vitelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando do programa de pós-graduação em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Mestrado em Educação (2013) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS (1987) e graduado em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1984). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de opinião, informática, pesquisa mercadológica, sistemas de informação e satisfação de clientes. Atua no projeto Evasão no Ensino Médio e Superior, no Município de São Leopoldo - RS.

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Professora e pesquisadora dos Programas de Pós-graduação em Educação e Gestão Educacional da Unisinos. Participa como pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e História, Política e Gestão da Escola Básica - UNISINOS.

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Publicado

22-12-2016

Como Citar

Vitelli, R. F., & Fritsch, R. (2016). Evasão escolar na educação superior: de que indicador estamos falando?. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(66), 908–937. https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4009

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