A experiência de avaliação institucional no município de Campinas: um depoimento

  • Elba Siqueira de Sá Barretto Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Nelson Gimenes Fundação Carlos Chagas (FCC). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, São Paulo, Brasil
Palavras-chave: Avaliação Institucional, Participação, Educação Básica, Políticas Educacionais.

Resumo

Nesta entrevista a professora Mara Regina Lemes De Sordi, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, faz um balanço minucioso da experiência de avaliação institucional participativa desenvolvida nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Campinas, iniciada em 2006, em parceria com o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed). Dentre os principais aspectos abordados, destacam-se as reflexões feitas em relação ao empoderamento dos diferentes atores escolares, ao sentido das Comissões Próprias de Avaliação nas escolas, aos desafios e equívocos da experiência e avanços por ela alcançados, bem como à construção de uma nova cultura escolar apoiada pela avaliação institucional participativa.

Biografia do Autor

Elba Siqueira de Sá Barretto, Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil
Consultora da Fundação Carlos Chagas (FCC). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.
Nelson Gimenes, Fundação Carlos Chagas (FCC). Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, São Paulo, Brasil
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, avaliação de cursos, avaliação institucional, educação infantil e ensino fundamental.
Publicado
31-08-2016
Seção
Entrevista