Para uma avaliação de larga escala multidimensional

Autores

  • Adilson Dalben Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Luana Costa Almeida Centro de Estudos da Metrópole- CEM, CEBRAP, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266103140

Palavras-chave:

Avaliação da educação, Qualidade da educação, Avaliação da aprendizagem, Avaliação institucional

Resumo

 

Inserido no projeto de pesquisa financiado pelo Observatório da Educação – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, “A qualidade da escola pública: um estudo longitudinal para a sustentação da responsabilização compartilhada”, e partindo da observação de que a avaliação de larga escala atualmente praticada  abarca  um  conjunto  de  objetivos  menor  do  que aqueles da matriz de formação desenvolvida nas escolas, sendo esses demais objetivos  também importantes  para a formação dos alunos, o presente texto traz à discussão a necessidade de uma avaliação externa mais fiel ao trabalho desenvolvido nos estabelecimentos de ensino, que, para se consolidar como tal, não pode fugir à multidimensionalidade do objeto a ser avaliado. Discutem-se, assim, os processos de avaliação de larga escala, defendendo não se poder avaliar a aprendizagem dos estudantes e a qualidade ofertada pelas escolas sem a construção de uma avaliação multidimensional.

 

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Biografia do Autor

Adilson Dalben, Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Campus São José, Campinas, São Paulo, Brasil

adalben@uol.com.br

Luana Costa Almeida, Centro de Estudos da Metrópole- CEM, CEBRAP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil; e da Universidade do Vale do Sapucaí (Univas), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil

luanaca@gmail.com

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Publicado

22-06-2015

Como Citar

Dalben, A., & Almeida, L. C. (2015). Para uma avaliação de larga escala multidimensional. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 12–28. https://doi.org/10.18222/eae266103140

Edição

Seção

Tema em Destaque - Tendências e perspectivas em avaliação educacional