A avaliação na educação básica: ampliando a discussão

Autores

  • Léa Depresbiteris

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02420012203

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Básica, Ensino Público, Ensino Privado, Qualidade da Educação, Avaliação Interna, Avaliação Externa

Resumo

Este texto busca estimular a reflexão sobre a avaliação no contexto do ensino básico, destacando a intrínseca relação entre as dimensões quantitativa e qualitativa e a necessidade da construção de um quadro referencial de análise. Discute-se que um dos pressupostos mais importantes desse quadro é o de uma avaliação criterial, cujo potencial é nos colocar mais distantes da idéia de classificação entre escolas. Outro aspecto que o texto apresenta é o da possibilidade de o ensino privado também realizar a avaliação de suas ações, de modo a repensar, juntamente com os demais sistemas nacionais de avaliação, a qualidade o ensino básico.

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Biografia do Autor

Léa Depresbiteris

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Publicado

30-12-2001

Como Citar

Depresbiteris, L. (2001). A avaliação na educação básica: ampliando a discussão. Estudos Em Avaliação Educacional, (24), 137–146. https://doi.org/10.18222/eae02420012203

Edição

Seção

Artigos