Ensino de relações raciais na pós-graduação stricto sensu da área pública no Brasil

Autores

  • João Pedro Moreira Costa Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Alfenas (MG), Brasil https://orcid.org/0000-0003-4260-2424
  • Ana Cláudia Ribeiro Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Alfenas (MG), Brasil
  • Klaique Andreia Araújo Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Alfenas (MG), Brasil
  • Adílio Renê Almeida Miranda Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Alfenas (MG), Brasil

Palavras-chave:

Relações raciais, Pós-graduação, Administração pública

Resumo

O racismo está enraizado na sociedade brasileira, sendo relevante discutir e promover ações antirracistas e de valorização da população negra. O ensino da temática “relações raciais” é importante instrumento para estimular essas ações, principalmente no âmbito dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da área pública no Brasil. Assim, mediante pesquisa estatística-descritiva e análise documental, tais programas foram estudados e concluiu-se que a maioria dos que abordam a temática racial direta e/ou indiretamente em suas disciplinas está ligada às políticas públicas, enquanto o debate é secundarizado na maioria dos PPGs de Administração e Gestão Pública. Ademais, há uma tendência da não obrigatoriedade curricular de disciplinas que fazem referência direta à discussão racial.

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Publicado

03-09-2021

Como Citar

Moreira Costa, J. P., Ribeiro, A. C., Araújo, K. A. ., & Almeida Miranda, A. R. (2021). Ensino de relações raciais na pós-graduação stricto sensu da área pública no Brasil . Cadernos De Pesquisa, 51, e08454. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/8454

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho