Aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio doce: relações e sentidos

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Ambiental, Meio Ambiente

Resumo

O texto apresenta resultados de um estudo que visa a compreender as relações que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental estabelecem com o rio Doce no contexto do rompimento da barragem de Fundão. O aporte teórico e metodológico são as contribuições de Bernard Charlot em diálogo com o campo da educação ambiental. Os dados foram gerados por meio de balanço de saber e de entrevistas. Os resultados indicam preponderância de aprendizagens afetivas sobre as aprendizagens escolares e cidadãs. Por sua vez, é para a escola que os estudantes direcionam suas demandas de aprendizagens, atribuindo-lhes sentidos no contexto do desastre sociotécnico. Afirma-se a importância da escola para a tomada de decisões coletivas e para a atuação no contexto do desastre de forma socialmente responsável.

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Biografia do Autor

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares (MG), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território - Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE.

Renata Bernardes Faria Campos, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares (MG), Brasil

Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território- Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Thiago Martins Santos, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares (MG), Brasil

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Docente dos cursos de Pedagogia e Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

Eliene Nery Santana Enes, Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Governador Valadares (MG), Brasil

Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE. Docente do curso de Psicologia da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE

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Publicado

18-11-2019

Como Citar

Souza, M. C. R. F. de, Campos, R. B. F., Santos, T. M., & Enes, E. N. S. (2019). Aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio doce: relações e sentidos. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 160–184. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6822

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