Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Socialização, Desenvolvimento Profissional

Resumo

O artigo focaliza a dimensão socioprofissional da formação docente a partir de pressupostos ligados à Sociologia da Prática e à Sociologia do Conhecimento. Confere centralidade aos conceitos de habitus e de geração, assumindo-os como princípios unificadores da prática dos professores e propondo sua articulação com preceitos do desenvolvimento profissional docente. A discussão é amparada por revisão de literatura sobre processos envolvidos na aprendizagem e no desenvolvimento profissional dos professores. Conclui que uma formação profissional docente em nível universitário requer a alternância com a escola e o envolvimento de equipes pluricategorias de formadores, nas quais professores experientes assumam lugar, inclusive no acompanhamento formativo dos futuros professores.

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Biografia do Autor

Flavia Medeiros Sarti, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Rio Claro, São Paulo, Brasil

Docente do Departamento de Educação da UNESP (campus de Rio Claro), onde atuo em cursos de Licenciatura e também na pós-graduação. Pesquiso temas relativos à formação e ao trabalho docente. Doutora em Educação pela USP (2005), realizei o pós-doutorado na Universidade de Cergy-Pontoise (França, 2011-2012).

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Publicado

18-11-2019

Como Citar

Sarti, F. M. (2019). Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 294–315. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6796

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