Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República

Autores

  • Wagner Rodrigues Valente Universdade Católica de Santos

Palavras-chave:

Matemática, Livro Didático, Ensino de Matemática

Resumo

O estudo da presença da matriz positivista na história da educação brasileira vem sendo feito, muitas vezes, de forma mecânica e reducionista pela historiografia tradicional. A partir da perspectiva da história cultural, este artigo toma o livro didático como objeto cultural para mostrar que tipo de apropriação o cotidiano escolar realizou, por ocasião do advento da República, do pensamento positivista no ensino da matemática escolar. Tal análise concentra-se na resposta à questão: existiu, em algum momento da história da educação brasileira, uma matemática escolar positivista?

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Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Valente, Universdade Católica de Santos

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Publicado

31-03-2000

Como Citar

Valente, W. R. (2000). Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República. Cadernos De Pesquisa, (109), 201–212. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/660

Edição

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