Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão

Autores

  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Feusp
  • Maria Elisa Resende Gonçalves Feusp

Palavras-chave:

Educação Continuada, Formação de Professores, Meios Auxiliares de Ensino, Vídeo

Resumo

O objetivo principal deste artigo é discutir o uso das gravações em vídeos, das aulas dos professores que estão em cursos de formação continuada, como uma estratégia facilitadora da reflexão desses mesmos professores sobre sua aula. A inovação que propusemos em nosso curso foi trazer as aulas dos professores para os nossos encontros. Ao fazer com que os professores discutam e reflitam sobre suas próprias ações damos a oportunidade do questionamento e da tomada de consciências de suas concepções sobre diferentes aspectos do ensino e da aprendizagem. Os dados de uma pesquisa realizada durante um curso de formação continuada são analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-12-2000

Como Citar

Carvalho, A. M. P. de, & Gonçalves, M. E. R. (2000). Formação continuada de professores: o vídeo como tecnologia facilitadora da reflexão. Cadernos De Pesquisa, (111), 71–94. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/629

Edição

Seção

Outros Temas