Definindo uma estrutura para 0 a 6 anos de idade

Autores

  • Agnese Infantino Universidade de Milão Bicocca, Milão Itália

Palavras-chave:

Infância, Educação Infantil, Pedagogia, Itália

Resumo

A nova perspectiva legislativa italiana sobre o atendimento da creche e pré-escola – conforme estabelecido pela Lei n. 107/2015 e pelo Decreto n. 65/2017 – prevê um “sistema integrado de educação e instrução, desde o nascimento até os seis anos”, introduzindo, assim, mudanças importantes no sistema existente, tanto do ponto de vista organizacional/administrativo quanto do ponto de vista cultural/pedagógico. A definição da continuidade educacional, do desenvolvimento profissional de educadores e professores, da coordenação local do atendimento e da criação de centros de atendimento à infância [“Poli dell’infanzia”] são temas novos, que precisam ser explorados e traduzidos em realidade concreta. A nova estrutura regulatória abre caminho para uma nova onda de experimentações e inovação, mas, ao mesmo tempo, levanta questões críticas para o atendimento de creche e pré-escola, as quais, se não forem abordadas, podem impedir a criação efetiva de oportunidades educacionais novas e de maior qualidade para as crianças.

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Biografia do Autor

Agnese Infantino, Universidade de Milão Bicocca, Milão Itália

Ricercatrice, insegna Pedagogia dell’infanzia presso il Corso di studio in Scienze dell’Educazione, Dipartimento di Scienze Umane per la Formazione “R. Massa”, Università Milano Bicocca.

 

Referências

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Infantino, A. (2019). Definindo uma estrutura para 0 a 6 anos de idade. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 36–50. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6092

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