Nos passos da experiência: registro e pesquisa na educação infantil

Autores

  • Adrianne Ogêda Guedes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ), Brasil
  • Anelise Monteiro do Nascimento Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu (RJ), Brasil

Resumo

OSTETTO, Luciana Esmeraldo (Org.). Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Psicóloga e Pedagoga, graduada em 1990 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Psicologia) e pela Universidade Cândido Mendes em 2009 (Pedagogia). Especializou-se em Alfabetização na UFRJ (1992), em Educação Infantil na PUC (1997) e em Docência do Ensino Superior na UNIRIO (1999). Fez seu mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal Fluminense, pesquisando as interfaces entre as trajetórias docentes, as políticas de formação de professores e os dilemas da prática. Trabalhou nos últimos 20 anos como professora e coordenadora em Instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental, cursos de graduação de Pedagogia e Especialização em Educação Infantil e Literatura Infanto-Juvenil, bem como em cursos de extensão e programas de formação docente. Atuou também em programas de Educação à Distância, como o CEDERJ e o PROINFANTIL. Trabalhou no Centro de Estudos do Pessoal como Professora Adjunta. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisadora dos grupos de pesquisa FIAR (FIAR - Círculo de estudo e pesquisa formação de professores, infância e arte) e GiTaKa  (Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental). Líder do FRESTAS - Formação e ressignificação do educador, saberes, troca, arte e sentidos.

Anelise Monteiro do Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Nova Iguaçu (RJ), Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, na área de Educação Infantil. Professora do PPGEduc. Coordenadora do Curso de Especialização "Docência na Educação Infantil" MEC/UFRRJ. Possui doutorado em Educação (Puc/Rio, 2013) com período sanduíche em Université Paris Descartes - Paris V (2011), Mestrado em Educação pela - PUC - Rio (2004), Especialização em Educação Infantil pela PUC/Rio (2000) e Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1999).

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasilia, DF, 1996.

OSTETTO, Luciana Esmeraldo (Org.). Registros na educação infantil: pesquisa e pratica pedagogica. Campinas: Papirus, 2017.

PERCIVAL, Tom. A incrível sombra de Jack. Traducao de Mila Dezan. Sao Paulo: Caramelo, 2013.

Downloads

Publicado

13-12-2018

Como Citar

Guedes, A. O., & Nascimento, A. M. do. (2018). Nos passos da experiência: registro e pesquisa na educação infantil. Cadernos De Pesquisa, 48(170), 1230–1235. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5793

Edição

Seção

Resenhas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)