O plágio nos livros didáticos e na visão de autores

Autores

  • Sirlene Rodrigues Ferreira Castro Universidade de Brasília
  • Carlos Lopes Universidade de Brasília

Palavras-chave:

livro didático, autores, plágio, professores

Resumo

O artigo aborda o tema do plágio em livros didáticos, quando referido às pesquisas na internet e ao posicionamento dos autores. Por meio da análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin (2011), em 16 livros das coleções de Português, Ciências, Geografia e Matemática do ensino fundamental, e em entrevistas semiestruturadas com cinco autores brasileiros, concluiu-se: a inexistência de orientações sobre o plágio nesses livros analisados; a não integração da temática plágio nas diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático; e a responsabilização da mediação dessas orientações exclusivamente a cargo dos professores.

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Biografia do Autor

Sirlene Rodrigues Ferreira Castro, Universidade de Brasília

Jornalista. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC).

Carlos Lopes, Universidade de Brasília

Prof.Associado da Universidade de Brasília (UnB), Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

Castro, S. R. F., & Lopes, C. (2019). O plágio nos livros didáticos e na visão de autores. Cadernos De Pesquisa, 49(171), 224–242. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5447

Edição

Seção

Artigos